Qual campeonato vale mais?

fluminense 1024x576 Qual campeonato vale mais?

De alguns anos para cá começamos a ver um movimento na imprensa que ataca fortemente o futebol brasileiro e defende o futebol na Europa, sem dúvida alguma isso gera muita polemica por diversos motivos, por isso resolvi escrever sobre isso.

Em qualquer discussão de bar vamos sempre ouvir alguns clichês como:

  • A opinião da Globo não vale porque eles que transmitem o futebol brasileiro;
  • O nível da Europa é muito melhor porque eles tem os melhores jogadores de lá e daqui;
  • O futebol brasileiro é nivelado por baixo;
  • Não temos craques por aqui;

Enfim, vários pontos que se pararmos pra pensar, dá uma bela de uma salada, vamos lá:

  • Sim, a Globo não fala mau porque tem os direitos de transmissão, só que quem mais fala mal não tem os diretos daqui e tem os da Europa, logo, a argumentação do interesse vale para ambos os lados;
  • Os campeonatos nacionais na EUropa que mais chamam atenção são o Inglês, Alemão, Espanhol e Italiano, o resto é muito ruim, mas muito ruim mesmo. Mesmo assim o Alemão e o Espanhol, tirando o Barça/Real e o Bayer, são muito ruins.
  • Cansamos de ver campeonatos como a Champions sendo decididas por jogadores que aqui considerávamos ruins, vide Belleti.

Mas a grande questão fica por conta da validade do título. Como assim? Explico. Na Espanha um titulo vale quanto? um ano?

Bom, como a competitividade dos campeonatos é muito baixa, por exemplo, se o Real Madrid ganha o espanhol 14/15, ele só vai ter validade de um ano, porque se o Barça ganhar o 15/16 tudo muda. No Brasil é diferente, o Fluminense foi campeão brasileiro de 2012, o título irá valer por muito tempo, ficará na boca de seus torcedores por muitos anos, perderá um pouco de importância quando outro carioca for campeão, mas mesmo assim servirá de discurso contra outros 2 grandes rivais.

Pois é, o que não tem discussão é que o envelopamento dos campeonatos na Europa é bem melhor, com vídeos mais bonitos, mas o nível de competição é inferior. Se dúvida de mim, vá assistir um jogo entre Eintracht Frankfurt vs Paderborn pra ver quanto tempo você aguenta, e não adianta vir comprar com jogos de times menores do Brasil, porque se eu pegar o Criciúma (último colocado de 2014), você conseguir achar uns 15 jogos deles no campeonato inteiro que foram legais de se ver, porque os adversários eram mais interessantes do que os adversários que um Colônia da Alemanha tem durante o ano….que enfrenta o Bayern, o Borussia e o resto é um lixo.