A cobertura da imprensa sobre a manifestação do dia 16/08/2015

%name A cobertura da imprensa sobre a manifestação do dia 16/08/2015

Nesse último domingo tivemos mais uma manifestação popular (de verdade e não as controladas pelo Governo) em diversas cidade do Brasil e algumas outras do mundo.

Mas o que eu quero falar aqui é sobre a cobertura da imprensa, que mais uma vez foi lamentável. Vamos lá:

The Guardian: Com um discurso totalmente esquerdista, tratou as manifestações como um ato da direita elitista rica e conservadora, deixando claro que não se deu nem ao trabalho de conversar com alguns manifestantes pra constatar o obvio: tinha gente de todo tipo por lá.

Le Monde: Se conteve em noticiar o fato e ponto, nada mais do que isso. Fiquei até surpreso, em se tratando de uma publicação francesa. Um dos pontos que foi noticiado é a presença do partido de esquerda PSDB, que é favorável as manifestações.

AC News: Também noticiou o que aconteceu, mas com a grave falha que as publicações estrangeiras costumam cometer: Retratam o Brasil apelas falando do Rio de Janeiro e ignoram a maior cidade do hemisfério sul do planeta e a principal capital econômica da América Latina. Eles não fazem a menor questão de levar o Brasil a sério…lamentável…

VEJA: Não preciso nem falar nada, se posicionaram a favor da manifestação, fizeram um cobertura bastante de perto e atacaram o quanto puderam o governo atual. Independentemente das criticas que vem sofrendo, tem cumprido a risca seu posicionamento e seu papel de oposição do governo, mesmo com as retalhações e ameaças que sofre todos os dias, podemos até afirmar que se mantem independente, como todo veículo deveria ser.

Folha de S.Paulo: Vem tratando a manifestação como um ato contra Dilma e ponto, esquecem de analisar o todo, mas disfarçam com colunistas que defendem ambos os lados.

GLOBO: Só não ignorou as manifestações porque não tinha como, mas fez o possível para não mostrar, o máximo que tinha era uma cobertura com links ao vivo bastante pobres, fica claro que perdeu o interesse no rumo que as politica brasileira tomou….há quem diga que o dono da emissora andou falando com gente importante do governo durante a semana..será mesmo?

Na internet vimos muitas publicações de pessoas que faziam parte das manifestações, também vimos muitos memes e ironias das pessoas que não concordam com o ato, a grande maioria dessas pessoas indicam em seus perfis que trabalham em empresas estatais.

Também vimos o exercito de bots atacando, um monte de blogs duvidosos soltando acusações que não existem, além daqueles que todo mundo sabe que são bancados com dinheiro público e são pró-governo de maneira incondicional.

A conclusão que eu chego é que a mídia tem perdido o interesse em mostrar as manifestações do povo, eles dentam diminuir sempre que podem, o PSDB criticou a Rede Globo fora dos microfones, argumentando que a emissora carioca foi muito suave, já sites como o Brasil 24/7 (famoso por ser chapa branca do governo) criticaram a Globo, acusando de estarem atacando Lula, algo que obviamente não vimos!