Copa do Mundo: Brasil com Neymar faz muita cera e é ruim para o futebol?

 

Segundo a imprensa européia, um jornaleco americano que resolveu cobrir futebol, vários ex-jogadores, muitos ‘experts’ de internet, o técnico Juan Carlos Osório e até um ator britânico que fez filmes infanto-juvenil, Neymar é um mal exemplo para o futebol mundial por fazer muita cera através de simulações.

Será mesmo que toda essa histeria faz sentido? Será que o resto do mundo vê algo que brasileiros em geral, a revista americana The Atlantic e o jornal argentino Olé, famoso por cutucar o futebol brasileiro, não consegue ver?

Pois é, para tirar essa dúvida, o site Five Thirty Eight elaborou um estudo baseado em dados reais, em que pegou as seleções que conseguiram ficar na frente do placar e comparou o tempo desperdiçado, ou seja, a famosa cera, em relação as outras situações de jogo. E adivinhem qual posição o Brasil ficou?

Captura de Tela 2018 07 06 às 03.56.29 720x706 Copa do Mundo: Brasil com Neymar faz muita cera e é ruim para o futebol?

Pois é, o ranking vai do time mais enrolão para o que menos faz cera e é isso mesmo, o Brasil é o time que menos enrola quando está ganhando, só perdendo para a eliminada Polônia. Mas o mais curioso não é só isso, o Brasil também mostrou um comportamento irônico: quando está vencendo, o time fica mais rápido com a bola parada. Muito diferente do México de Osório, que reclamou muito da cera brasileira, mas que nos números frios vemos que é uma seleção que faz cera quando está vencendo. O México faz muita cera principalmente nas substituições, que é justamente quando o técnico reclamão tem poder de ação, comprovando que Osório tem um efeito bem pior do que Neymar para o jogo!

Mas os números não param por aí! Se observamos a ficha do jogo podemos ver mais coisas interessantes:

 

Captura de Tela 2018 07 06 às 04.27.24 720x428 Copa do Mundo: Brasil com Neymar faz muita cera e é ruim para o futebol?

O Brasil desarmou mais que o México, mas cometeu significamente menos faltas, foram 6 vs 17, mostrando que é um time que joga mais futebol do que os colegas da América do Norte. Nessa edição da Copa do Mundo, Neymar já recebeu 21 faltas, sendo algumas delas bastante duras! Ele é o jogador que mais apanhou:

Captura de Tela 2018 07 06 às 04.35.33 720x433 Copa do Mundo: Brasil com Neymar faz muita cera e é ruim para o futebol?

Neymar está sendo derrubado 5,27 vezes por 90 minutos, a maior taxa de qualquer jogador que tenha visto pelo menos 135 minutos em qualquer uma das últimas três Copas do Mundo – ele pode ter o hábito de exagerar a severidade do contato, mas não há como negar que sofre muitas faltas verdadeiras. 

Das seleções que ainda disputam o tornei, Suécia, França e Inglaterra estão entre as seleções que mais fazem cera, sendo que a imprensa inglesa e a francesa são as que mais atacam Neymar, a dúvida que fica é:

  • Será que Neymar está sendo vítima de um ataque midiático propositalmente já que pará-lo na bola parece ser mais difícil do que pará-lo no discurso?